Hoje isso já é possível por meio de redes que são focadas em contatos profissionais. São um pouco diferentes de páginas como o Orkut e Facebook,
porque estes sites lhe permitem ampliar a rede de contatos ou até conseguir uma oportunidade de trabalho pela internet!
Eles são inspirados nos modelos de páginas de relacionamento, porém, sites como o Linkedln propõem algumas trocas.
Por exemplo, em vez do 'quem sou eu', ele entra com cena de informações referentes a experiências de trabalho e formação acadêmica.
Mas, com milhares de perfis cadastrados, só os bons candidatos destacam-se, existe a vantagem de que não existe limitação.
È possível anexar, ao perfil, endereços de blogs, artigos e até recomendações.
Estes tipos de site podem ser divididos em duas formas: genérica, qualquer tipo de profissional pode acessar os outros profissionais.
Já a específica é direcionada a profissionais de uma única área.
Do primeiro tipo, o Linkedln existe desde 2003 e possui mais de 65 milhões de usuários, sendo mais de um milhão deles brasileiros.
Encontrar trabalhadores ou até mesmo um emprego, são apenas duas de muitas funções que este site ajuda a alcançar.
O site é famoso em países como os estados Unidos e Reino Unido. No Brasil, a maior parte dos usuários está no Rio de Janeiro ou em São Paulo.
Os internautas são de cidades grandes, ou pequenas do mundo. Independente do lugar, eles aproveitam o espaço para interagir.
Recentemente um membro do Reino Unido, que usou o Linkedln, para atender profissionais da Espanha.
Quando ele foi visitar a empresa,foi apresentado a outros contatos. Agora, uma dessas empresas espanholas quer explorar uma oportunidade potencial na Ásia.
A caso de uma jovem publicitária que conheceu a ferramenta por indicação de um amigo, aventurando pela rede social Linkedln
em busca de uma chance no mercado de trabalho. Descobriu que era uma ótima maneira de formar rede de contatos profissionais,
tornando amiga de pessoas da instituição em que ela trabalha e que estão em outras cidades.
Isto é uma forma de quebrar as barreiras. Se o profissional se comunicar de uma forma que chame a atenção do diretor, essa interação se torna possível.
Exemplo de sites especializados em relacionamento de profissionais:
www.linkedln.com
Semelhante a uma rede de relacionamentos, mas com foco profissional. Por meio da rede de negócios, é possível fazer contatos com pessoas de todo o mundo,
além de oferecer vagas de trabalho participar de discussões profissionais.
www.escademy.com
Com objetivo de conectar profissionais, o site permite que os usuários anunciem seus serviços e promovam encontros em eventos não virtuais.
Além disso, apresenta dicas ao usuário sobre como melhorar o desempenho.
www.monster.com.br
A proposta é parecida com a do Linkedln, mas a rede é mais simples. Através dela é possível criar uma rede de contatos para compartilhar conhecimento,
informação e oportunidades de trabalho.
www.glassdoor.com
Por meio desta página, é possível colaborar com declarações sobre a organizações em que você trabalha ou já trabalhou nos últimos meses.
As informações podem ser postadas anonimamente.