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50 DICAS PARA TURBINAR O SEU SITE


Saiba como criar, administrar e divulgar a sua marca na internet, atraindo clientes para vender mais.

Manter um site bombando é indispensável nos dias de hoje. Uma presença marcante na rede divulga a marca, estreita o relacionamento com clientes, fornecedores e impulsiona as vendas. Com a cultura empresarial cada vez mais interativa, estar bem posicionado na internet e saber utilizar as redes sociais torna-se a cada dia mais importante.
            1- Definir uma estratégia: Uma das dicas para ter um bom site está na ponta da língua de todos os especialistas: saiba exatamente o que você espera dele. Querer tudo, e quase impossível. Se a intenção da empresa for vender pela rede, o site deve ser desenhado de uma maneira; se a idéia for apenas uma divulgação, de outra. O site deve focar no objetivo real do projeto para só então definir recursos e funcionalidades.
            2- Analisar concorrência: Se você estiver montando o seu primeiro site, é interessante observar quais são as páginas e os recursos utilizados pelos seus concorrentes, buscando referências no setor.
            3- Pesquise o público: Invista em pesquisas para saber o que seu público quer ver em um site. Caso a empresa não possua recursos para contratar uma agência de pesquisa, a ferramenta Google Analytics é uma boa alternativa para identificar o perfil de seus consumidores. É importante saber quem procura o seu site.
            4- Quem vai desenvolver o site: Com o avanço da tecnologia, ferramentas de criação de sites estão à disposição dos usuários nos grandes portais. Os recursos são mais limitados do que quando se recorre a uma agência.
            5- Empresa que desenvolve site: Existem diversas formas de desenvolver um site, mas se optar por uma empresa, o ideal é averiguar sua infra-estrutura e recursos. Deve ser uma empresa que ofereça forte suporte e equipe para atender à sua demanda e atualização. É fundamental avaliar os trabalhos anteriores da agência, além de checar com clientes como ela funciona.
            6- Atualização do site: Se você não pode contar com uma agência para abastecer seu site, vá com calma na hora de colocar recursos que exijam atualização. O tamanho de seu site tem que ser proporcional ao seu tempo e capacidade para gerenciá-lo. Um site com diversas áreas e conteúdo desatualizado afasta os usuários e acaba com a credibilidade da empresa.
            7- Não saia muito do padrão: Apesar de relativamente jovem, a internet já criou padrões universais. Uma barra de canal e áreas do site na vertical à esquerda, ou na parte superior horizontal da tela são comuns no Brasil. Inventar estruturas muitas sofisticadas são inovadoras pode ser pouco funcional. Se revolucionar, muita gente não vai saber mexer.
            8- Torne a navegação facilitada: Ao acessar a página, os clientes encontram, além das opções de produtos, um link, por exemplo, para agendar uma visita ou entrar em contato com os proprietários. Esses links não podem ficar restritos à página inicial. De qualquer ponto do site os consumidores podem mandar mensagens à empresa. O ideal é que o site não tenha fim. Que cada seção tenha um link para a próxima e para fazer contato com a empresa. Isso também faz com que o tempo de retenção dos usuários no site aumente consideravelmente.
            9- Inove no conteúdo: Inovação é fundamental para se destacar entre milhões de páginas que surgem todos os dias. Todo mundo está na web. É preciso fazer com que o público-alvo se identifique com seu site. Além dos produtos e dos dados institucionais, a empresa pode disponibilizar uma série de informações relacionadas a temas de interesse do seu público.
            10- Elabore bem as informações: Se o intuito é vender pela rede, a parte institucional do site deve ser enxuta. Mas se o objetivo for apenas apresentar o negócio, essa seção pode ser recheada de informações. Principalmente se a empresa prestar serviços e os clientes estiverem necessidades de entrar em contato com os seus profissionais. Erro corriqueiro é tentar reproduzir a estrutura hierárquica da companhia na internet. O consumidor não precisa saber informações sobre o departamento jurídico ou de contabilidade, por exemplo.
            11- Cuidado com o visual: O visual do site pode ser decisivo para o sucesso na rede. Cores muito fortes irritam as pessoas e cores pastel acabam relaxando demais o usuário. O ideal é ter um meio termo. A mescla de tons é importante para não mexer no emocional dos consumidores. Cores muito escuras, por exemplo, deixam os usuários nervosos e fazem com que eles queiram sair rápido do site. Nos textos, é importante ter contraste, nada de site vermelho com letras cor-de-rosa. Uma boa saída é combinar cinza, branco e azul, ou então usar tom sobre tom. Ou um laranja mais escuro com um laranja mais claro, funciona bem.  
            12- Evite utilizar jargões: Esqueça siglas e termos específicos da área de atuação da sua empresa. Os consumidores não estão acostumados com a terminologia peculiar a um setor. Isso dificulta a compreensão a acaba restringindo o público. O ideal é explicar os conceitos e os serviços do site em linguagem simples, acessíveis a leigos e especialistas.
            13- Cuidado com os erros: Nada de 'assúcar', 'caza' ou 'os produto são'. Erros gramaticais são capazes de limar a credibilidade de um site. Se o objetivo da página for vender algum produto ou serviço, as chances de concluir o negócio diminuem consideravelmente quando há erros ortográficos. Não precisa e nem deve ser um português erudito, mas não pode haver erros grosseiros. As pessoas ficam receosas em comprar.
            14- Evite mensagens religiosa: 'Louvado seja Deus', 'Jesus Cristo é o senhor', 'Deus é amor'. Tudo isso pode ser muito importante para você, mas não para os seus clientes. Manifestações de fé costumam restringir o público do site. Esse é um erro muito comum. Os empresários precisam ter em mente que o site é para clientes, não para a empresa.
            15- Parágrafos: Parágrafos curtos e diretos são ideais para a internet. O texto deve ter, no máximo, 30 linhas. Além disso, o interesse dos consumidores precisa ser contemplado.
            16- Som no site: Gosto musical varia de pessoa para pessoa. Portanto, em vez de arriscar, é melhor deixar de fora aquela música tão importante para você. Ninguém gosta de abrir um site e ser obrigado a ouvir uma música pré-escolhida. Isso pode repelir os usuários. Exceções são válidas para empresas que trabalham com música e instrumentos.
            17- As animações e o flash: Você viu o site daquela multinacional cheio de recursos de animação e quer fazer igual? Cuidado, pode ser perigoso. Esse expediente é indicado para sites totalmente institucionais (e, mesmo assim, com cautela). É preciso ter uma dosagem para não ridicularizar e infantilizar a imagem da empresa. Sites desenvolvidos em flash podem ser uma ótima alternativa para quem trabalha com produtos de apelo visual. No entanto, se a sua idéia é ter um site para vendas ou com poucos recursos, o flash deve ser evitado. Pode ficar pesado em alguns computadores.
            18- Fotos de pessoas: A foto de uma pessoa ajuda a ampliar o número de acessos de um site. Quando utiliza fotos de pessoas no site, dá mais confiança aos interessados. Ou porque a página fica menos fria, mais familiar.   
            19- Invista na qualidade: Qualquer traço de amadorismo pode comprometer a imagem da sua empresa. Se você vai expor produtos na rede, é fundamental ter fotos feitas por profissionais.  Precisamos despertar o interesse dos consumidores. 
            20- Mostre-se com cautela: Transparência é uma característica muito valorizada pelos consumidores. Mas cuidado para não dar tiro no próprio pé. Por exemplo, um cliente orgulhoso de seu processo de produção postou no site fotos dos funcionários nas linhas de montagens. No entanto, eles estavam sem equipamentos de proteção, o que rendeu uma multa ao empresário.     
            21- Disponibilize um jogo no site: Um jogo no site pode ser uma coisa interessante para atingir seu público-alvo. Essa ferramenta traz muitos acessos ao site, mas precisa ser renovada com freqüência. Os jogos online são fáceis de desenvolver e atraem os internautas.
            22- Crie seção de 'dúvidas freqüentes': Existem muitas etapas no processo de venda dos seus serviços ou produtos? Crie uma seção de 'dúvidas freqüentes' para o seu site. Essa é uma parte muito acessada do seu site. Os usuários normalmente não gostam de ler grandes textos. Essa seção facilita o acesso a informações de maneira rápida. O recurso facilita o contato futuro, já que o usuário se certifica de que a empresa oferece exatamente o que ele procura.
            23- Evite usar contador: Ninguém precisa saber que mil, duas mil, três mil ou milhões de pessoas acessaram seu site. Se o endereço não for muito procurado, a divulgação pode ser muito ruim para a imagem da empresa. Segundo ele, com ferramentas como o Google Analytics, hoje é possível analisar com mais afinco o perfil dos consumidores – uma informação, aliás, que só interessa ás empresas.
            24- Versões em outros idiomas: Se a sua empresa busca clientes ou fornecedores estrangeiros, é fundamental ter um site com uma ou mais opções de idiomas.
            25- Responda sempre: Pode ser e-mail, carta, telefone, blog, perfil em comunidade social. O importante mesmo é ter um canal aberto de comunicação com os clientes. Um e-mail com dúvidas ou sugestões deve ser prontamente respondido. Caso contrário, corre-se o risco de perder um futuro negócio. Todo feedback é muito bem-vindo e visto com bons olhos pelos consumidores.
            26- Modere os comentários: Se você optou por uma área para comentários no site da sua empresa, saiba que opiniões de todos os tipos podem aparecer. É importante deixar um canal aberto com os consumidores, mas toda atenção é necessária com o conteúdo das mensagens. Vale a pena barrar comentários com palavras de baixo calão, palavrões e conteúdo duvidoso. Mas não se deve censurar mensagens críticas. Nenhuma empresa agrada a 100% das pessoas. Se houver somente mensagens positivas, o site perde a credibilidade.
            27- Foque nos clientes: Tendo clientes espalhados por diversas cidades do Brasil, a empresa precisa desenvolver uma área específica para que eles possam acompanhar, de cada setor. Além disso, um e-mail é enviado ao cliente avisando que há novas informações no site da empresa.
            28- Controle por área: Por exemplo, para controle dos funcionários espalhados pelo Brasil, pode optar por criar uma espécie de ponto eletrônico. Em uma área do site destinada aos funcionários, para poder controlar a entrada e saída de cada um, assim como as atividades executadas durante o dia, um intranet. Pode identificar o IP da máquina em que ele bateu o ponto. Não tem como não fazer isso de casa. O executivo ainda recebe um relatório especificando onde cada funcionário trabalhou durante o mês.
            29- Relacionamento com os fornecedores: Se a sua empresa trabalha com fornecedores de vários estados do Brasil, uma área para relacionamento com eles pode ser uma boa alternativa. Se a empresa não tiver como manter um contato físico com os fornecedores, é necessário organizar, pelo site, compras e pedidos.
            30- Firmar parcerias de vendas: Fechar parcerias com empresas para ampliar o mix de produtos do site e capitalizar com anúncios. Pode cobrar comissões pelos produtos vendidos no seu site.
            31- Olho nas comunidades: São muitas as redes colaborativas na internet hoje em dia. Estar atento ao que falam sobre sua empresa e aproveitar para angariar visitantes para o seu site é fundamental. No entanto, é preciso tomar cuidado na hora de participar dessas redes. Nunca tente esconder a sua ligação com a empresa. As pessoas percebem e rejeitam elogios anônimos e gratuitos.
            32- Entre no Orkut e Facebook: Crie um perfil no site de relacionamento Orkut, por exemplo, no nome da empresa. Geralmente 30% dos contatos feitos por intermédio do Orkut acabam em negócio. São ferramenta tão eficiente que algumas empresas contratam um profissional apenas para ficar explorando as comunidades do site. O Facebook ainda não faz tanto sucesso no Brasil como o Orkut, mas já tem uma massa crítica que não pode ser desprezada. O Orkut já está estabelecido, mas o Facebook tem um público mais antenado e moderno. Dependendo do perfil da marca, pode ser interessante usar o Facebook para atrair stakeholders par o site.
            33- Crie um blog: Quanto mais transparente for a sua empresa, melhor. Um blog corporativo é uma ótima ferramenta, mas, se não houver transparência, perde a credibilidade. Além disso, é importante saber o que os usuários querem ver no blog. Percebe que existe uma demanda por um diário virtual. A empresa deve disponibilizar a partir de um blog em que os usuários poderão enviar perguntas e dúvidas a serem respondidas pela empresa.
            34- Disponibilize RSS feeds: Hoje em dia, na internet, toda empresa deve tentar ao máximo divulgar o conteúdo do seu site. Uma forma eficiente de fazer isso é utilizar o RSS feeds – listas de renovação de conteúdo de um determinado site em que os usuários incluem o link dos arquivos em seu programa agregador e recebem as atualizações sem precisar visitar o site. O recurso fideliza o público e ainda atrai consumidores interessados.
            35- Use Youtube: Vídeos de empresa no Youtube, quando caem no gosto do público, são acessados por milhões de pessoas ao redor do mundo e funcionam, é barata e eficiente maneira de divulgação e atração de público para o site. Não é necessária uma superprodução. Tem que ser algo curioso, relevante, que tenha a ver com o que seu público quer. Para conseguir levar as pessoas do Youtube para o seu site, é importante colocar o endereço tanto no vídeo quanto no perfil da página da empresa.
            36- Pense no Flickr: Algumas empresas estão optando por uma nova estratégia de atração de internautas para sua página na internet: a utilização do Flickr, site de compartilhamento de fotos, para divulgar imagens interessantes para seu mercado.
            37- Um site para celular: Com a demanda de celulares 3G que cresce cada vez mais, os grandes portais já desenvolvem sites específicos para serem acessados do celular, mas, com a base de smart phones  que o Brasil tem, torna-se viável para pequenas e médias empresas. Os custos de produção são menores para desenvolver um site para celular.
            38 - Mande newsletters e e-mailmarketing: Na hora de efetuar uma compra na loja virtual, o consumidor escolhe se gostaria de receber ou não uma newsletter com ofertas. Com autorização as pessoas recebem o boletim cada vez que a empresa decide fazer promoções. Isto dá um retorno de 25% interagem com o seu site. Usar newsletter ou e-mailmarketing para atrair usuários exige cuidados. É preciso que seja de fato uma informação relevante. Não se pode ficar lotando a caixa de e-mails das pessoas com qualquer coisa.
            39 - Formulário de contatos: Se a intenção é vender pela rede, uma ficha de cadastro é necessária. Registrar dados de visitantes pode ser uma ferramenta interessante para fazer um banco de dados e posteriormente, utiliza-lo em estratégias de divulgação. O usuário do site precisa ter a possibilidade de se cadastrar sem precisar comprar, mas nunca se deve exigir informações para ter acesso ao conteúdo, isso espanta as pessoas.
            40 - Divulgue clientes satisfeitos: Muitos clientes tomam decisão em optar pelos serviços da empresa são baseadas nas referências disponibilizadas no site. É sempre muito bom apresentar casos de sucesso e depoimentos de antigos clientes. Isto sempre serve de indicação para os futuros interessados.
            41 - Vários domínios: Uma boa alternativa para impulsionar os acessos do seu site é a criação de páginas com funções específicas. Além do site institucional, a empresa pode brincar com páginas promocionais, com novos domínios. É uma ferramenta de marketing muito empregada pelas grandes empresas, mas que pode ser usada também pelas pequenas e médias.
            42 - Linkar com Twitter: É importante linkar as pessoas seguidoras no Twitter para blog ou site da empresa, que pode noticiar novos lançamentos, novidades, promoções.
            43 - Links patrocinados: Muitas empresas usam links patrocinados, como do Google, para divulgar seus negócios. Mais uma alternativa para marketing, além do tradicional.
            44 - Repita as palavras que interessam: Para aparecer entre os primeiros resultados da busca orgânica do Google, a escolha das palavras dos textos é fundamental. Mas é preciso buscar uma forma de repetir as palavras sem afetar a qualidade do texto.
            45 - Ter uma estrutura: Dependendo da empresa, se trabalha com vários ramos de negócios, é interessante ter um site para cada um. E ter pessoa responsável para determinado site.
            46 - Plataforma de venda: Para ter um bom site de vendas, a empresa pode optar por criar a própria ou alugar uma plataforma. Para uma pequena empresa que tem pouco recurso, seria interessante o aluguel. O custo de desenvolver uma plataforma profissional não é baixo.
            47 - Ter três computadores: Dividir a aplicação em camadas é o melhor forma de ampliar a segurança do seu site. Uma delas será utilizada como banco de dados, para gravar informações; a segunda será utilizada para rodar o programa de e-commerce; e terceira ficará como servidor das páginas.
            48 - Padrão W3C: Na hora de escolher uma agência para desenvolver seu site, certifique-se de que a empresa trabalha com código validado pelo órgão internacional W3C, que regulamenta e padroniza os códigos. Assim, seu site funcionará em todos os navegadores disponíveis. Caso a empresa desenvolva o site com códigos não padrão, a navegabilidade pode ser comprometida em determinados browsers.
            49 - Atualização do sistema: É muito importante trabalhar sempre com as últimas versões dos sistemas operacionais e dos aplicativos. Uma hora fora do ar pode representar diversos clientes a menos. Hoje em dia, todo mundo procura as empresas pelo Google. Se o consumidor tentar acessar um link e estiver fora do ar, automaticamente ele clica no de baixo e nunca mais volta.
            50 - Um bom firewall: Para melhorar a segurança do seu site, é indispensável ter um bom sistema de firewall. Ter um bom firewall é como ter um guarda na porta do site.

            Fonte: Revista PEGN.

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