COMO ATRAIR PÚBLICO NA INTERNET
Postado por
Takeshi
às
23:46
Como atrair público na web, segundo Gary Vaynerchuk. Quem é Gary? É o mais popular critico de vinhos da internet, aos 34 anos. Tem mais de 850 mil seguidores no Twitter e 90 mil espectadores ao vivo a cada episódio do seu videoblog. E autor do livro “Vai Fundo!”.
Ele diz para atrair público é importante ir a Blogs, Fóruns, Facebook de outras pessoas, e estabelecer conversas, criar contatos.
Os fãs dele são atraídos pelo estilo peculiar que trata o mercado tão sisudo, diferente dos críticos normais de vinho. Ele inicia cada programa apresentando-se aos berros, enfia o nariz no copo, dá um gole, cospe em uma bacia com o logotipo do time de futebol americano, e comenta que o vinho tem gosto de bala, meia velha, grama, e outras palavras não comuns por um critico de vinho. Assim ele virou uma máquina de vender vinhos. Transformou o empreendimento de bebidas da família em um negócio com faturamento anual de $ 50 milhões de dólares.
Para ter sucesso na internet, não basta ser apenas ser conhecedor do assunto. Você deve ser honesto consigo mesmo, sabendo o que pode fazer. Desde que não minta para você mesmo, assim tem uma chance de obter sucesso. Mas na realidade você tem que ser muito bom no que faz, e ser original, diferente das maiorias que apenas copiam.
Hoje, trafegam muito mais pessoas na internet do que em outras mídias. Em dezembro de 2008, o Gary fez um teste, oferecendo senhas que valiam um frete gratuito na compra de vinhos. Ele usou 3 canais de propaganda: outdoor, mala direta e rádio. O outdoor rendeu 170 pessoas. Na campanha de rádio e outros foram 240. A mala direta, mais 300. No entanto quando enviou pelo Twitter, retornou 1.700 pedidos em apenas 48 horas, melhor sem gastar nada.
Mas você não deve vender seu produto diretamente. Você deve usar internet, ou seja, redes sociais para ser conhecido pelo público, ou seja deve promover a sua marca pessoal, o “EU Ltda.”. Assim automaticamente as pessoas acabam associando o seu nome com o seu produto.
Gary não vendia diretamente vinho na internet, mas com o fortalecimento da sua marca, as pessoas acabam indo para a loja dele, para ver do que se trata e onde eu trabalho. E acabam comprando vinhos.
Se você está vendendo um produto, deve dizer às pessoas por que devem compra-lo. Têm que entender porque é diferente, porque é melhor. Sempre com humor e informação interessantes. As pessoas querem que alguém digam o que é bom e valioso. Elas gostam de sentir que descobriram algo que nem tudo mundo sabe. Como um contador de histórias, deve-se dizer as pessoas como e por que quer algo. A maioria das pessoas não sabe o que quer.
Portanto como atrair as pessoas na internet? Você deve navegar pelos fóruns e blogs que tenha algo com seu nicho de negócio, seu mercado, e deixa comentários, deixando coisas interessantes. E assim clicam no seu nome, link que você deixou e acaba chegando no seu site ou blog. Não é uma garantia que você vai ter sucesso, mas pelo menos você torna conhecido. Muitas pessoas apenas escreve um blog e acha que algo vai acontecer. A única maneira de atrair pessoas na internet é pescar em outras águas. É importante escrever, mas é muito importante visitar blogs, fóruns de outras pessoas e criar um relacionamento de amizade ou profissional.
Agora se alguém pensa que este trabalho é fácil e rápido, está enganada, claro, depende da capacidade de cada uma. Mas não acredite se alguém promete que é fácil. Principalmente até você ser conhecido pelo seu trabalho, tem que suar muito, tipo mais de 12 horas por dia de trabalhos de divulgação/contatos.
Como qualquer negócio, um empreendedor de verdade deve ser paciente o tempo que for, porque sempre há coisas maiores para se conquistar. O sucesso é conduzido pela liberdade por fazer o que gosta, dinheiro é conseqüência, e se estamos ganhando, estamos na direção correta.
As pessoas devem sempre estar voltadas para o cliente, e não somente tentando apenas ganhar dinheiro. Não podemos ser egoístas. E é por isso que as pessoas que não são egoístas ganham, tem sucesso, cativam as pessoas. E todos nos gostamos de comprar de pessoas que confiamos, que nós ajudam.
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