1. Mesmo pequenos valores, poupados todos mês, seja R$ 50,00, R$100,00, podem ser suficiente para você realizar um grande sonho. Especialistas dizem que mais importante é a constância em poupar do que propriamente o valor. É lógico quanto o maior o valor cresce mais rápido sua poupança.
2. Apagar as luzes desnecessárias, fechar as torneiras e ir trabalhar de ônibus, uma vez por semana, rendem uma boa economia no final do mês.
3. Outra maneira de cortar gastos é ir ao cinema entre segunda e quinta-feira, pois são a entrada é mais barata. Comprar roupas na liquidação ou em lojas de fábricas, livros em sebos, escolher o restaurante pela comida, e não pelo nome que são mais caras.
4. Estabeleça os objetivos que quer alcançar no curto, médio e longos prazos. Desde troca de carro, casa, e até a aposentadoria. E não caia na armadilha de começar a se planejar só quando você tem dinheiro.
5. Quem define um objetivo para guardar dinheiro tem mais satisfação na hora de economizar cada real. Comece com algo simples, como uma viagem...
6. Nas aplicações vale o ditado, “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”. Por isso quem não quer correr riscos precisa diversificar suas aplicações: poupança, fundos de renda fixa, ações e Tesouro Direto, que são boas opções de investimento.
7. Olhar apenas para os maiores retornos dos investimentos não dá a certeza de que você fará um bom negócio. A rentabilidade passada não garante ganhos no futuro.
8. Não analise apenas o desempenho da aplicação dos períodos de alta. Precisa analisar também nas crises. Com essas informações, você consegue equilibrar melhor aplicação para seu dinheiro.
9. Se você fica sem dormir ao pensar em perder dinheiro, fuja dos investimentos arrojados como ações na bolsa, é investimento de risco.
10. Investir em obras de arte, peças raras e antigas pode ser uma boa alternativa para ganhar dinheiro. Não paga taxas bancárias, nem taxa de administração e carregamento. Mas deve considerar na hora de converter para dinheiro, pode levar mais tempo.
11. Fundos e Tesouro Direto são pagos para colocar seu dinheiro em papéis variados. Você pode investir nos títulos por meio do site www.tesourodireto.gov.br e você mesmo escolhe os melhores títulos.
12. Se vai comprar um imóvel, procure saber quanto tempo ele está à venda, assim você consegue ter uma idéia qual é a liquidez, ou seja, tempo que vai levar se caso necessite vende-lo.
13. Quem vai comprar um imóvel, só poupando é possível fugir dos altos juros do financiamento, geralmente são maiores do que rentabilidade dos investimentos mais conservadores.
14. Você investir por dois ou três anos em fundo de renda fixa ou em CDB, tem mais chances de comprar sua casa à vista.
15. Cuidado, antes de dar um sinal para compra do imóvel, verifique no banco sobre financiamento. Se o banco negar o financiamento, você vai perder o dinheiro que pagou como sinal.
16. Se você vai reformar seu imóvel, verifique quanto dinheiro tem e como pretende gastar com a obra sem fazer empréstimos. Deve considerar a mais entre 10% e 20% do valor planejado para os imprevistos.
17. Analise bem suas aplicações. É muito importante considerar seus objetivos de vida, seu salário e a trajetória da sua carreira podem mudar a qualquer momento e você vai precisar rever seus investimentos.
18. Participar das reuniões de condomínio podem ser desgastante, mas saiba que são importantes para saber aonde está indo seu dinheiro.
19. Quando é vantajoso trocar de carro? Se a soma de tudo o que gastou até hoje está empatando com o valor que receberia caso o vendesse, chegou a hora de trocar.
20. Se você não tem salário fixo, o ideal é fazer uma reserva financeira considerando a variação de sua renda. Quanto maior a oscilação é necessária poupar mais.
21. Para tornar problemão financeira caso desempregado, deve ter uma reserva acumulada para cobrir todas as grandes dívidas, como financiamento da casa, do carro, INSS... E procurar ter outras fontes de renda, como dar aulas particulares, negócio tipo "trabalho em casa, negócio na internet", (dicas ao lado).
22. Se você tem dívidas, priorize o pagamento das contas para fugir das dívidas que cobram juros altos, como a do cheque especial.
23. Nem sempre vale a pena antecipar a restituição do Imposto de Renda, fazendo empréstimo no banco. Só é vantajoso para pagar dívidas com juros mais altos do que os cobrados pelos bancos.
24. Em regra geral, 10% da renda é o limite máximo de endividamento para quem tem filhos e paga aluguel.




0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário: